; SALA DE AULA INFORMATIZADA: Plano de Aula

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Plano de Aula


A Evolução das Tecnologias

O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conceituar  tecnologia;
- Compreender a relação entre o avanço da tecnologia e a sua influência nas várias gerações.
 
Duração das atividades
1 aula de 45 minutos.
 
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ter noções básicas sobre a utilização do navegador de Internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox...).
 
Estratégias e recursos da aula
1- Fazer uma breve introdução sobre os objetivos da aula e solicitar que os alunos organizados em dupla respondam essas duas questões e postem neste blog, colocando os nomes e a série: 
·       Com que tipo de tecnologias você convive, no seu cotidiano?
·       Você percebe diferenças entre você e as pessoas mais velhas com relação ao uso da tecnologia?


2- Solicitar que os alunos assistam ao seguinte vídeo “O que é tecnologia,afinal?” 

O vídeo mostra imagens referentes a evolução da tecnologia, os alunos deverão observar estas imagens para realizar a próxima atividade.

3- Com as mesmas duplas formadas e a partir de suas reflexões sobre as imagens assistidas, eles deverão construir um conceito para tecnologia, e deverão postar o seu conceito neste blog.

4- Solicitar que os grupos leiam os conceitos de tecnologia que construíram. O professor poderá ir colocando no quadro as palavras-chaves utilizadas pelo grupo e ao final fazer um apanhado geral sobre o que é tecnologia a partir dessas palavras.


Recursos Complementares
Internet, datashow, caixas de som.
 
Avaliação
O professor fará a avaliação, a partir do envolvimento dos alunos nas discussões, nas atividades em dupla e escritas. Como critérios de avaliação, o professor poderá pontuar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos com relação ao conceito de tecnologia e ao seu avanço durante os anos.

8 comentários:

  1. TRIO : GUILHERME , EDIVAN E PAULA
    2ª02


    1- celulares, computadores, tablet , notebooks, tv, relógio digital,maquina fotográfica, mp3, ar condicional, automóveis. Microondas, eletrodomésticos, etc...

    2-Sim, pois elas são de épocas diferentes .As tecnologias de hoje são revolucionárias e por isso as pessoas de antigamente não compreende essas informações. As pessoas de antigamente não tinha acesso a tecnologia pois não existia em suas épocas como : internet, celulares, eletrodomésticos entre outros.

    3-Tecnologia são inovações e transformações que ocorre ao nosso redor, ou seja, tudo aquilo que nos favorece ao bem como a medicina, e as informações do mundo para um todo de uma forma rápida.


    ResponderExcluir
  2. Dupla: Jaqueline Schmitz.; Kálita Goulart. 2º02

    1- Computadores e notebooks, celulares, micróspios, óculos, relógios, câmeras digitais, máquinas de utilidades domésticas, máquinas de costuras, centrífugas, geladeiras, retroprogetores, freezers, aparelhos de DVD, rádios, aparelhos dentários, telefone, mp3, mp4, ar condicionado, carros, motocicletas, bicicletas, aparelhos de ginástica, ferros de passar, pendrives, e CD'S, e-mails, televisor, video-game, máquinas de exames médicos.

    2-Sim, os mais antigos não conheciam a tecnologia dos computadores e nem como usá-los. Eram telefones de discagem, e hoje foram adaptados para celulares. Os ferros de antigamente eram todos a carvão, atualmente são á vapores, e nem todos sabem como utilizar. Os carros antigamente eram: carroças, charretes, etc, e hoje muito deles possuem GPS, e são de variadas formas. Antigamente as músicas eram gravadas em discos, e passaram para CD'S. Se colocados uma criança de pouca idade, já saberão mexer em praticamente tudo, pois já nasceram na era digital. Já se colocado um alguém de mais idade, não saberão nem ao menos como ligar o aparelho, pois na sua época, não existia esse tipo de tecnologia.


    3- Tecnologia é tudo que evança ao longo do tempo, e vai se aperfeiçoando para que tenhamos mais comodidade no dia-a-dia. Tecnologia acompanha a raça humana desde o princípio da nossa civilização e avança rapidamente a cada dia, transformando a vida das pessoas mais fáceis. ,

    ResponderExcluir
  3. Nome: Fernando Bressan / Yan Lima
    Serie: 202

    1- A internet, celular, radio, televisões, carros, jogos eletrônicos,microondas, geladeira, pen drive e varias outras coisas que usemos no dia-a-dia.

    2- Sim, pois as pessoas mais velhas não tem muito o conhecimento com as tecnologias de hoje em dia, pois antigamente as coisas eram muito mais simples, na atualidade as crianças, adolescentes tem uma facilidade de aprender e utilizar esses produtos pois esta em sua volta, quase tudo hoje envolve as tecnologias.

    3- A tecnologia em nossa vida tem um papel muito importante para agilizar nosso dia-a-dia e facilitar nossos atividades.

    ResponderExcluir
  4. RENATA RODRIGUES ALANO E PÂMELA FRANCISCON NOGAREDO
    SÉRIE: 2ª 02
    1- AS TECNOLOGIAS PRESENTES EM NOSSO COTIDIANO SÃO: COMPUTADORES, MICROONDAS, TELEVISORES, RADIOS, DVD, ENFIM TODOS OS ELETRODOMÉSTICOS.

    2- COM CERTEZA, PORQUE UMA PESSOA MAIS DE IDADE NÃO SABE MEXER NUM COMPUTADOR SEM AUXÍLIO DE ALGUÉM, DEVIDO A FALTA DE CONHECIMENTO DESSAS NOVAS TECNOLOGIAS. JÁ UMA CRIANÇA COM SEIS ANOS TEM MAIS FACILIDADE EM APRENDER PORQUE JÁ NASCEU EM MEIO AS NOVAS TECNOLOGIAS.

    DEPOIS DE ASSISTIR O VÍDEO...
    3- TECNOLOGIA É O APERFEIÇOAMENTO DAS INVENÇOES CRIADAS PELOS MAIS ANTIGOS, COMO POR EXEMPLO, A CRIAÇAO DE ELETRODOMESTICOS, ELETROELETRONICOS ENTRE OUTOS. COM O PASSAR DOS ANOS O HOMEM TEVE A CAPACIDADE DE PODER INOVAR AS COISAS. ENTAO, TECNOLOGIA É: INOVAÇAO, CRIAÇAO, PERFEIÇAO E EVOLUÇAO.

    ResponderExcluir
  5. Dara de pieri bardin 2 02
    Thaysi dos santos
    Dyovana ricardo
    28/08/2012

    1- Thaysi- computador, celular, televisão, eletro doméstico...
    Dara- computador, máquina de costura, celular, televisão, radio, eletro doméstico...
    Dyovana- computador, celular, máquina de costura, televisão, radio, eletro doméstico...

    2-Sim tem várias diferenças pois, as pessoas do séc.XXI já nasceram com essa Era Digital. Aprendendo a mexer em tecnologias que nos anos atras nem existia. Então já que hoje as crianças já nascem no meio das tecnologias, elas possuem uma facilidade maior em aprender a usar esses aparelhos.

    3-Tecnologia é de uma forma geral a inovação dos aparelhos eletronico. Que vem ajudando a melhorar a vida das pessoas , fazendo suas ativiades se tornarem mais práticas e fáceis, tanto nos lugares mais modernos como nas ruas.

    ResponderExcluir
  6. Jucilene Formaeski Cardozo 2 02
    Bruna Perdoná

    1-Como nós vivemos no século XXI,estamos numa era de tecnologia super avançada, convivemos com inúmeros meios tecnológicos a cada dia aumentando seu desenvolvimento. Como vivemos na escola utilizamos computadores... no trabalho utilizamos máquinas, no dia-a-dia celular, rádio, televisão, e diferentes tipos de eletrodomésticos, e automóveis.

    2-As diferenças são incontáveis pois utilizavam a imagem de uma TV preto e branco e hoje tem imagem de mais que 3D, Rádio, internet, celular. Muitos disso quase não existiam naquela época. Um exemplo do telefone na época era de girar e hoje é todo personalizado, sem fio... Os carros eram cavalos e hoje são carros completos , naves espaciais...

    3-Tecnologia é tudo o que se cria e se transforma para o conforto, a prática e a rapidez. Ela se desenvolve sem menos perceber pois ela cresce a cada dia pois as pessoas estao numa era do consumismo. Por isso as empresas investem em inventar coisas novas. A tecnologia tem pontos negativos e positivos, pois podem destruir em menos de horas cidades...com BOMBAS . Mas inventaram recursos para a vida...como a MEDICINA.

    ResponderExcluir
  7. Dupla: Eloisa – Karla Regina
    Série:2ª02
    1-Tecnologia em meios de comunicação, como por exemplo, celulares, internet, TV, rádio. Eletrodomesticos, transportes coletivo, escolar e próprio, ferramentas de trabalho incluindo maquinas agricolas, etc..

    2-Sim porque as pessoas mais velhas tem dificuldade de aprender a lidar com os novos meios tecnologicos.Diferente das pessoas mais jovem que tem mais facilidade de se interagir com a tecnologia atual.

    3-Tecnologia è tudo que recebe o aperfeiçoamento para melhorar o conforto em quaisquer atividade do cotidiano.

    ResponderExcluir
  8. Nome:Douglas Raldi, Évellen Colombo
    Série:2ª02

    1.Computador, celular, televisão, aparelho de DVD, geladeira, forno eletrico, micro- ondas, centrifuga, camera fotografica, etc..

    2.Sim, eles possuem mais dificuldade de manusear alguns aparelhos, os mais 'antigos' na sua infancia, não conviveram com a tecnologia, já as criança de hoje tem acesso a tecnologia desde pequenos.

    3.Tecnologia: Um grande avanço da humidade, tecnologia é simples
    mente tudo o que está em nossa volta, desde um pequeno chip até um grande trem bala. A tecnologia nos trouxe inumeros beneficios como os avanços na medicina

    ResponderExcluir